ter futuro
o futuro afunda-se
as lágrimas escorrem
e salgam-me os cabelos
a vida pôs-me à prova
e esta dor prepara-me
Carlos Poças Falcão
do livro A Nuvem, Pedra Formosa, 2000.
curso de escrita criativa | valter hugo mãe | velha-a-branca - estaleiro cultural
DA FICÇÃO À REALIDADE
curso de escrita criativa
orientado por
TURMAS, HORÁRIOS E INÍCIO
- turma 1 - Quarta, das 21 às 24h | início a 21 SET
- turma 2 - Sábado, das 15 às 18h | início a 17 SET
DURAÇÃO
- 14 sessões - termina na 1ª quinzena de Dezembro
PREÇO
- 80€ para Amigos-da-Velha / 100€ para os restantes
DESTINATÁRIOS
- Quantos queiram pensar sobre a escrita literária nos nossos dias: pertinência da arte literária e realidade editorial.
PLANO
um
“juramento sem bandeira”; Escrever por princípio, escrever com princípios.
A escrita como um espaço de necessidade.
dois
A realização não evolutiva da arte; nadar sem sair do sítio.
A escrita do livro universal; ousar escrever depois de Camões, Eça, Pessoa, Herberto, etc..
Pequena panorâmica da literatura portuguesa. Atenção especial à literatura contemporânea: autores e tendências.
três
O estilo; Identificação de alguns grandes mestres, ou a mestria além da boa escrita.
Os Géneros literários escolhem os seus autores, os versáteis e os invariáveis.
O tom como personalidade do texto.
A importância de se escrever diferente, acima da simples correcção de escrita.
Indicadores subjectivos de autoria de um texto.
A referencialidade, a citação, o plágio.
quatro
O texto: princípio, meio e fim.
A captação da atenção do leitor (sujeito raro cada vez mais assediado por outras actividades) – A inteligência do Padre António Vieira.
Estratégias para captar a atenção.
O texto vivo, consciente do trabalho do leitor sobre si, jogando com o leitor.
cinco
A personagem, Gente em que nos tornámos.
A ficção; suas liberdades, perversões e previsões.
O convívio com gente que nos é interior: o poder de Deus.
A experiência da escrita ficcional em todos os géneros literários, especialmente no romance, no conto e na poesia.
seis
A autobiografia; Escrever para existir.
A importância da experiência para a construção do texto.
Partir de nós próprios para a criação mais original que nos é possível.
Temas e liberdade.
sete
Apontamento sobre o mercado editorial e a imprensa especializada.
A criatividade na entrada para o mundo dos vivos (suportes e divulgação da literatura nos nossos dias).
Métodos de apresentação de um original.
As editoras e as prestadoras de serviços.
Os concursos
INSCRIÇÕES ABERTAS EM:
1.Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Largo da Senhora-a-Branca, 23 Braga
tel. 253 618 234
mail:
2. Universidade do Minho - Campus de Gualtar - CP2 - Gabinete de Apoio ao Aluno (falar c/ Bernardo)
3. Transferência Bancária
Enviar um e-mail com nome, n.º contribuinte, curso e turma pretendidos para
RESERVAS E INFORMAÇÕES:
1. por telefone 253 618 234 / 962 502 532 / 919 152 072
2. por e-mail -
3. pelo Messenger – adicionar contacto