Monday, April 24, 2006

Couves & Aforrecas na Comunidade de Leitores



Comunidade de Leitores da Velha-a-Branca discute "Couves & Alforrecas - os segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto", de João Pedro George

Na segunda-feira dia 1 de Maio, pelas 21.30, decorre mais uma reunião aberta da Comunidade de Leitores da Velha-a-Branca.

O livro em destaque é "Couves & Alforrecas - os segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto", do escritor João Pedro George.

A sessão é gratuita, aberta a todos e não está sujeita a inscrição.

A próxima reunião da Comunidade de Leitores contará com a presença do responsável da editora objecto cardíaco, valter hugo mãe, a braços com uma providência cautelar interposta por Margarida Rebelo Pinto destinada a evitar a publicação do livro.

Sobre o autor:
João Pedro George nasceu em Lisboa em1972.
Tem formação em Sociologia, exercendo funções de docência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para além de traduzir e fazer revisão científica de livros da área. Colabora na imprensa escrita com crítica literária, com destaque para O Independente e a defunta Livros (no passado) e a sucessora desta última, Os Meus Livros. Publicou O Meio Literário Português (Difel); Couves e Alforrecas, Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto (objecto cardíaco), e Não é Fácil Dizer Bem (Tinta da China).
é responsável pelo blogue esplanar.


O livro está à venda com desconto na livraria Centésima Página para os membros da Comunidade de Leitores.

Friday, April 21, 2006

Curso de poesia portuguesa no sec. XX


POESIA PORTUGUESA NO SÉC. XX

início a 26 ABR inscrições abertas pequena excursão à poesia portuguesa do séc. XX por Eduardo Jorge Madureira

"Talvez a única maneira de falar de poesia seja dizê-la", sugeriu avisadamente Eduardo Lourenço. A leitura, sublinhou Sophia de Mello Breyner Andresen, garante "a inteireza da palavra". A pequena excursão à poesia portuguesa do século XX visitará a obra de diversos autores através, portanto, da leitura de alguns dos seus textos. Tomando em consideração uma advertência de Claude Roy, não haverá qualquer "autópsia-explicação do texto" ou "análise pretensamente lógica" para não suscitar o "horror pela poesia".

DESTINATÁRIOS
Todas as pessoas que querem descobrir os percursos que a poesia portuguesa seguiu ao longo do século XX. Uma viagem não só pelas obras e seus autores, mas também pelos diversos movimentos literários: modernismo, neo-realismo, surrealismo, experimentalismo…

SESSÕES, DURAÇÃO E HORÁRIO- 5 sessões às 4as-feiras- das 21h45 às 23h45

PROGRAMA
1. conversa sobre o que se vai visitar;2. combinar o percurso;3. observação de alguns lugares da poesia portuguesa contemporânea;4. os monumentos;5. último tempo livre para tirar fotografias e comprar postais.

FORMADOR: EDUARDO JORGE MADUREIRA. Professor e jornalista. Membro do Sindicato de Poesia, de que foi em 1996 um dos fundadores. Coordenador editorial da colecção "Braga Cidade Bimilenar", da Fundação Bracara Augusta, com 27 volumes publicados até ao momento. Participações diversas em colóquios, conferências e sessões sobre temas como artes plásticas, literatura, comunicação social ou direitos humanos, promovidas por várias instituições e organizações. Responsável por iniciativas de animação cultural (colóquios, exposições, etc.) em várias edições da Feira do Livro do Porto.

PREÇO- 40€ para Amigos-da-Velha- 50€ para os ainda não amigos

LOCAIS DE INSCRIÇÃO1.Velha-a-Branca - Estaleiro CulturalLargo da Senhora-a-Branca, 23 Bragatel. 253 618 234mail: info@velha-a-branca.net2. Universidade do MinhoCampus de Gualtar - CP2 - Gabinete de Apoio ao Aluno (falar c/ Bernardo)3. Transferência BancáriaEnviar um e-mail com nome, n.º contribuinte, curso e turma pretendidos para info@velha-a-branca.net e pagar por transferência bancária para o NIB 0033 0000 452 752 241 3705

RESERVAS E INFORMAÇÕES:1. por telefone 253 618 2342. por e-mail - info@velha-a-branca.net3. pelo Messenger - adicionar contacto info@velha-a-branca.net

Comunidade de Leitores na Rádio Antena Minho

Amanhã, entre as 21 e as 22 hrs, a Comunidade de Leitores da Velha-a-Branca é um dos assuntos em destaque no programa "Feira das Letras" de José Manuel Costa, na Rádio Antena Minho.

O programa desta semana pretende assinalar o Dia Mundial do Livro com uma entrevista às proprietárias da Livraria Centésima Página e a um elemento da Comunidade de Leitores da Velha-a-Branca.

Entre outras coisas, a entrevista abordará o funcionamento da Comunidade de Leitores, as estratégias de divulgação da leitura e o papel dos livreiros e editores nessa dinâmica.

No decorrer do programa serão também emitidas gravações efectuadas ao longo do dia de hoje, sexta-feira, na Livraria Centésima Página, a diversas personalidades da cidade que aceitaram assinalar o Dia Mundial do Livro com leituras em voz alta.